A manhã desta quinta-feira, 15 de maio, foi marcada por um importante avanço em prol da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município.A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, realizou a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O evento aconteceu no Ginásio Joaquim Domingos Neto e reuniu famílias, profissionais da rede e autoridades locais, em um momento de acolhimento, reconhecimento e cidadania.A CIPTEA é um instrumento essencial que assegura prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, como forma de garantir os direitos das pessoas com TEA e facilitar sua identificação de forma respeitosa.Em Horizonte, a Lei Municipal nº 1.445, de 4 de outubro de 2021, instituiu o Cadastro Municipal das Pessoas com TEA, ferramenta fundamental para o diagnóstico, registro e planejamento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social. A partir deste cadastro, as famílias podem solicitar a carteirinha de identificação, fortalecendo a dignidade e a inclusão social.A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais humana, acessível e igualitária para todas as pessoas.
A manhã desta quinta-feira, 15 de maio, foi marcada por um importante avanço em prol da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município.
A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, realizou a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O evento aconteceu no Ginásio Joaquim Domingos Neto e reuniu famílias, profissionais da rede e autoridades locais, em um momento de acolhimento, reconhecimento e cidadania.
A CIPTEA é um instrumento essencial que assegura prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, como forma de garantir os direitos das pessoas com TEA e facilitar sua identificação de forma respeitosa.
Em Horizonte, a Lei Municipal nº 1.445, de 4 de outubro de 2021, instituiu o Cadastro Municipal das Pessoas com TEA, ferramenta fundamental para o diagnóstico, registro e planejamento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social. A partir deste cadastro, as famílias podem solicitar a carteirinha de identificação, fortalecendo a dignidade e a inclusão social.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais humana, acessível e igualitária para todas as pessoas.