O aposentado José Alves Pereira, o "Zé Valdo", 74 anos, saiu do Hospital e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa com duas novidades: óculos escuros e vista renovada. O novo visual é parte da recuperação da sua cirurgia de catarata, realizada no dia 8 de maio.  Sofrendo com a visão opaca "há bastante tempo", segundo ele, foi graças ao mutirão da Prefeitura de Horizonte, através da Secretaria da Saúde, que seu Zé pode, enfim, enxergar normalmente. "Graças a Deus, a cirurgia foi rápida e tranquila. Agora é recuperar e voltar às atividades", celebra.  A sexta edição do mutirão foi realizada de 8 a 10 de maio. 505 pacientes foram beneficiados com as cirurgias de catarata e da remoção da "carne do olho", o pterígio. Eles também receberam, gratuitamente, os óculos e os colírios necessários para a recuperação. "Este é um importante movimento que realizamos em prol da saúde dos cidadãos, visando oferecer maior qualidade de vida, já que ter a visão comprometida por algo que é curável traz inúmeros transtornos. Por isso, ao realizar a cirurgia que desempenha um papel fundamental para restauração da visão, contribuindo também para o bem-estar e uma vida saudável aos horizontinos", ressalta Ana Cláudia França, secretária de Saúde. Redução da fila de espera O mutirão para cirurgias oftalmológicas é um esforço da gestão municipal em zerar a fila de espera para tais procedimentos. Desde o início da gestão, mais de 2 mil cirurgias já foram realizadas.										                                            
                                            
                                            											O aposentado José Alves Pereira, o "Zé Valdo", 74 anos, saiu do Hospital e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa com duas novidades: óculos escuros e vista renovada. O novo visual é parte da recuperação da sua cirurgia de catarata, realizada no dia 8 de maio. 
 
Sofrendo com a visão opaca "há bastante tempo", segundo ele, foi graças ao mutirão da Prefeitura de Horizonte, através da Secretaria da Saúde, que seu Zé pode, enfim, enxergar normalmente. "Graças a Deus, a cirurgia foi rápida e tranquila. Agora é recuperar e voltar às atividades", celebra. 
 
A sexta edição do mutirão foi realizada de 8 a 10 de maio. 505 pacientes foram beneficiados com as cirurgias de catarata e da remoção da "carne do olho", o pterígio. Eles também receberam, gratuitamente, os óculos e os colírios necessários para a recuperação.
 
"Este é um importante movimento que realizamos em prol da saúde dos cidadãos, visando oferecer maior qualidade de vida, já que ter a visão comprometida por algo que é curável traz inúmeros transtornos. Por isso, ao realizar a cirurgia que desempenha um papel fundamental para restauração da visão, contribuindo também para o bem-estar e uma vida saudável aos horizontinos", ressalta Ana Cláudia França, secretária de Saúde.
 
Redução da fila de espera
 
O mutirão para cirurgias oftalmológicas é um esforço da gestão municipal em zerar a fila de espera para tais procedimentos. Desde o início da gestão, mais de 2 mil cirurgias já foram realizadas.