Ontem (15), o prefeito Chico César, juntamente com representantes de outros 15 municípios cearenses, assinou o Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Horizonte e a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) para implantação do projeto Juventude do Futuro. A iniciativa envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas para alunos do ensino fundamental da rede pública e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social.
O Juventude do Futuro é uma iniciativa da SPD em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e os municípios cearenses.
A secretária da SPD, Aline Bezerra Câncio, explica que o Projeto visa estabelecer vínculos das crianças e jovens com a escola e a família para que, quando necessário, eles saibam dizer não às drogas. "A parceria da SPD com as prefeituras é fundamental para superarmos os desafios do consumo de drogas no Ceará. Nesse contexto, a prevenção é o grande e permanente caminho, alcançando crianças, jovens e famílias", destacou a secretária.
Inicialmente, três programas serão desenvolvidos: o Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes. De acordo com a SPD, no início de junho, formadores da Senad realizarão cursos de três dias para representantes municipais que irão aplicar os planos nas escolas. Em Horizonte, 39 professores, facilitadores e coordenadores serão capacitados.
Projeto Juventude do Futuro
O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° ao 5º ano do ensino fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.
O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde.
O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.