A Prefeitura de Horizonte está implantando a coleta seletiva no Planalto Horizonte, um dos bairros mais populosos do município. Esta coleta é realizada por um caminhão diferenciado além das escolas de Horizonte com EcoPontos para que toda a comunidade do entorno possa entregar o seu lixo seco, tais como papeis, plástico, vidro e metal. Até a próxima sexta-feira (27), será concluído o reforço na varrição e capinação de todas as vias do bairro.
A coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos. O processo da coleta seletiva irá acontecer em etapas e em breve, atenderá toda a cidade.
Após a coleta seletiva, o lixo é levado para o aterro sanitário de Horizonte onde os catadores da COOPERHO (Cooperativa de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos de Horizonte) farão a separação e com isso, poderão comercializar este material para sua reutilização.
Para que o lixo doméstico produzido possa ser reciclado ele precisa ser, primeiramente, separado em casa. A tarefa de separar lixo na residência é bem simples e pode trazer uma série de vantagens para os moradores, para a vizinhança e para o meio ambiente.
Separar o lixo é uma alternativa ambientalmente correta, que diminui o volume dos materiais sólidos e secos nos aterros sanitários. O lixo deve ser separado conforme sua utilização, e colocado diretamente nos EcoPontos nas escolas municipais. É possível ainda aguardar o recolhimento pelo caminhão da Prefeitura.
Importante utilizar um recipiente para colocar o lixo seco (materiais recicláveis) e outro para lixo úmido (orgânicos e rejeitos). Tanto o lixo seco quanto o úmido, serão recolhidos por caminhões específicos da Prefeitura.
Lembre-se:
Os vidros, lata e plástico, devem ser sempre lavados, as latas deverão ter as tampas empurradas para dentro, para não ferir ninguém, e os papéis devem estar secos.
Separar o lixo ajuda não só o meio ambiente, como também, gera renda para as famílias dos catadores de lixo.
LIXO SECO (RECICLÁVEL)
Papéis: Jornais, Revistas, papelão, Papel, Caixas de leite e similares;
Plásticos: Garrafas pet de refrigerantes, Embalagens, Sacos, Sacolas e Potes;
Vidros: Garrafas, Copos e Frascos;
Metais: Latas de alumínio, de conservas e de óleo.
LIXO ÚMIDO (NÃO-RECICLÁVEL)
Cascas de frutas, legumes e ovos, restos de alimentos, borra de café, lenços, fraldas, absorventes, papel higiênico, sujeira de vassoura e de cinzeiro, guardanapos, podas de jardins domésticos e outros.