UBS do bairro Zumbi agora com horário de atendimento ampliado.
A população de Horizonte já conta com o horário de atendimento ampliado das 7h30 às 19h30 para os serviços da Unidade Básica de Saúde José Gomes da Silva, no bairro Zumbi. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 9, e faz parte da implementação do Programa Saúde Na Hora, do Governo Federal, através da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Horizonte.
O equipamento, que também funciona normalmente durante horário de almoço, das 12h às 13h, oferta consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal e é destinada a toda a população do Município, independente do bairro de origem.
Para o morador Marcus Bandeira, a ampliação irá beneficiar muitos pais e mães que trabalham e não tinham condições de comparecerem a consultas médicas ou acompanhar seus filhos sem se ausentarem do trabalho.
"É muito interessante, principalmente para a gente que trabalha no período diurno. Esse novo horário vai facilitar muito para nós, horizontinos. Só tenho a agradecer ao Prefeito Chico César por essa oportunidade. Está muito bom o atendimento. Nota 10!", comentou Marcus, ao sair de um atendimento na noite desta segunda.
A diretora da Unidade Básica, Silvia Helena Bezerra da Silva, ressalta que o mesmo serviço oferecido ao usuário da manhã agora também é garantido no período ampliado até as 19h30. "Contamos com médicos, enfermeiros, técnicos, sala de vacinação, de curativos e coleta para exames laboratoriais. Todo o aparato para atender a população agora em um novo horário", explica.
Em visita a UBS na noite de ontem o secretário Everardo Cavalcante atestou que a satisfação dos usuários com a novidade. "Essa é mais uma melhoria da administração do Prefeito Chico César na saúde de Horizonte. As pessoas estão satisfeitas com essa nova oportunidade que estamos abrindo à população que trabalha ou tem ocupações e não podia comparecer às consultas no horário normal", reforçou o secretário. Para ele, a medida também ajudará a desafogar a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos serviços básicos de receitas, exames ou consultas fora do quadro de urgência e emergência.
Ainda segundo o secretário, se a iniciativa se confirmar um sucesso, a Prefeitura de Horizonte poderá buscar a negociação junto ao Governo Federal para incluir outras unidades dentro do mesmo programa.
"Nesse momento, a parceria com o Governo Federal só permite a ampliação do horário nas Unidades que tivessem mais de duas equipes, como a UBS do Zumbi. Se a população buscar os serviços, nós vamos até o Governo Federal para ampliar as unidades que também tenham apenas duas equipes, como Diadema, Catolé, Planalto. Vai depender do sucesso dessa primeira tentativa", explica Cavalcante.
UBS José Gomes da Silva