Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 20, a formatura da primeira turma do Programa Ford de Educação para Jovens, no auditório do Centro Administrativo Domingão, em Horizonte. Ao todo, 95 estudantes horizontinos receberam certificação de capacitação profissional pela empresa Troller, instalada no Município.
Na oportunidade, foi anunciada a contratação de três jovens que participaram do curso: Maria Charliane Fernandes dos Santos, Maria Eduarda de Queiroz e Elane Gomes Ferreira.
O programa social é uma ação em parceria com Sesi e o Senai e com o apoio das secretarias de Educação do Estado do Ceará e do município de Horizonte, voltado para capacitação profissional e novas oportunidades de emprego para jovens do 3º ano do Ensino Médio, entre 17 e 21 anos.
Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Cultura, Vânia Dutra, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Braga, o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Dário Rodrigues, o secretário de Saúde, Everardo Cavalcante e representantes do Sesi, Senai e grupo Ford.
"A capacitação profissional dos nossos jovens é fundamental", afirma o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Dário Rodrigues. "Temos que aumentar, cada vez mais, o nível de aproveitamento da mão de obra no Município com pessoas que aqui moram. Isso faz a economia circular dentro da cidade. Outro equipamento importante que temos no Município é o Espaço do Trabalhador, uma ideia inovadora para complementar, otimizar, profissionalizar e capacitar os trabalhadores. Juntos, não há horizonte melhor do que o que temos aqui", explica.
EXPERIÊNCIA
"Eu me sinto muito mais preparado para entrar no mercado de trabalho", disse o estudante Rômulo de Sousa, 17 anos, da Escola Raimundo Nogueira. "Esse treinamento foi decisivo para abrir minha mente para novas possibilidades, me deu vontade de buscar mais conhecimento e agora quero estudar inglês e tentar entrar no curso de Engenharia Mecânica".
"Foram os meses mais rápidos da minha vida. Todos os dias havia algo novo para aprender, um motivo para sonhar. Esse programa me trouxe esperança, força e determinação para ser uma jovem capacitada e pronta para lidar com várias situações boas ou ruins na vida e no ambiente de trabalho", afirmou Ana Lívia Ramos, 17 anos, que estuda na mesma escola que Rômulo.
"Foi uma experiência muito rica para os alunos. A palavra é crescimento. Crescer é difícil, mas eles conseguiram sair do casulo e virar borboletas", disse a professora Maria Nagla Sales, do Sesi.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
O Programa Ford de Educação para Jovens é voltado aos estudantes que apresentam as melhores notas em português e matemática no último ano letivo. A capacitação é composta de duas etapas. A primeira, com 150 horas, é focada principalmente no desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão no ambiente profissional. Ela inclui as disciplinas comunicação escrita, matemática e lógica, informática básica, comportamento saudável, noções de saúde e segurança do trabalho, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, 5S (organização e limpeza), 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), administração financeira, formação pessoal e social, ética, gerenciamento do tempo, relacionamento interpessoal e curso básico de inglês.
A segunda etapa, com 160 horas, é de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Nela, os alunos adquirem conhecimentos específicos para ampliar as oportunidades de emprego e renda em funções como auxiliar de eletricista, auxiliar mecânico de automóveis, auxiliar de manutenção de máquinas industriais e auxiliar administrativo.
Os cursos usam metodologias ativas para incentivar e valorizar os alunos, unindo teoria e prática. Além de palestras com executivos da Troller sobre mercado de trabalho e de terem a oportunidade de visitar a fábrica, eles são orientados sobre como se preparar para processos seletivos, desde a elaboração do currículo até a postura em entrevistas e dinâmicas de grupo.
Como última ação do projeto, os alunos serão desafiados a repassar o conhecimento que aprenderam para uma turma de ensino médio de preferência na mesma escola onde estudam com o apoio de instrutores do SESI.